top of page

Adelino Magalhães

Nascido em Niterói, RJ, em 1887, o escritor Adelino Magalhães é reconhecido pela tradição crítica e historiográfica literária brasileira como um dos mais importantes representantes, junto a Graça Aranha e Raul Pompéia, do impressionismo em nossa literatura. Sua prosa é marcada por narrativas que oscilam muitas vezes entre o trágico e a violência naturalista, mas sempre moduladas por espaços e tempos ilusórios, oníricos e alucinatórios. A reunião de suas Obras completas foi publicada em 1963, pela Aguilar, um ano antes de receber da ABL o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. Faleceu em 1969, no Rio de Janeiro.

images.jpeg

Obras e Menções

Uma pequena coletânea dos feitos literários de nosso poeta homenageado.

Casos e Impressões, 1916

Iris, 1937

 Hora Veloz, 1926

Uma coleção de contos de estreia que já revela as características centrais de sua prosa impressionista, mesclando cenas urbanas e rurais nas primeiras décadas do século XX

Ambientada em espaços urbanos (Rio de Janeiro), Íris traça estados emocionais de solidão, melancolia e inquietude. A protagonista — ou quem remete ao nome “Íris” — funciona como um ponto de observação: seus sentidos, lembranças e sentimentos constroem o relato.

Íris oferece uma série de impressões poéticas e fragmentadas sobre a condição emocional dos personagens, especialmente a protagonista. Através de pequenos episódios sensoriais e introspectivos, o autor constrói uma narrativa que transcende a descrição objetiva, mergulhando na subjetividade e nas tensões da modernidade urbana. É uma obra-chave para entender o amadurecimento estético de Adelino Magalhães nos anos 1930.

8904578.jpeg

A Hora Veloz é uma experiência literária impressionista e modernista, onde Magalhães busca captar o instante — a velocidade do tempo — em sua plenitude efêmera. O conto provoca no leitor a sensação de estar dentro de um turbilhão de impressões sensoriais e emocionais, sem fio narrativo tradicional, funcionando como um instantâneo psicológico que pulsa no ritmo acelerado da vida urbana e da modernidade.

bottom of page